terça-feira, 19 de abril de 2016

Pesquisadores da UFRN descobrem genes associados aos cânceres de ovário, do colorretal e da leucemia mieloide

pesquisadores
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram do estudo que mapeou quais genes são inibidores da formação e do desenvolvimento dos cânceres de ovário, do colorretal e da leucemia aguda mieloide. A descoberta está ligada aos supressores de instabilidade do genoma, responsáveis por manter o equilíbrio, ou seja, de diminuir a taxa de mutações nas células e o surgimento de doenças, entre elas os tumores.
Os professores do Instituto do Cérebro (ICe), Sandro José de Souza, do Instituto Metrópole Digital (IMD), Jorge Estefano Santana de Souza, e o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, André Fonseca, juntamente com especialistas da Universidade da Califórnia (EUA) utilizaram técnicas da Genética, para definir quais genes são supressores da instabilidade no modelo de levedura (fungos utilizados na fermentação de pães e da cerveja) e da Bioinformática, que permitiu estudar esses genes em diferentes tipos de tumores humanos.
Na opinião de Sandro José de Souza, o estudo veio contribuir com o “desenvolvimento de terapias, cujos alvos seriam os supressores de instabilidade. Qualquer agente terapêutico que tenha como alvo o restabelecimento da função de um supressor teria um impacto na clínica”, vislumbra.
A pesquisa foi publicada na revista Nature Communications. O próximo passo é estudar o mesmo grupo de genes em cerca de 15 outros tipos de câncer. Além dos pesquisadores da UFRN, Sandro José de Souza, Jorge Estefano Santana de Souza e André Fonseca, a descoberta contou com as participações de cientistas da Universidade da Califórnia, que são Christopher D. Putmam, Anjara Srivatsan, Rahul V. Nene, Sandra L. Martinez, Sarah P. Clotfelter, Sara N. Bell, Steve B. Somach e Richard D. Kolodner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário