No último [domingo,22] dia do descobrimento do Brasil, a Caravana da Cidadania, formada pelos servidores do governo do Estado do RN, através da CODACI – coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, em parceria com a prefeitura do município de Bento Fernandes, realizaram atendimento na Escola Municipal Maria do Carmo Gomes, onde disponibilizaram aos cidadãos documentos como, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Corte de Cabelo, Manicure e Pédicure, Artesanato, Bisquit, Cartão do SUS, Verificação de Pressão, Junta Militar, Atendimentos Psicológico e de Assistência Social, e exame de Glicemia, além de palestras sobre o Bolsa família.
A secretária de saúde distribuiu kits com creme dental e escovas para os cidadãos, além de palestra com Dr Gustavo, passando à população a importância da prevenção.
Durante a Ação foram oferecidos pela prefeitura picolés a população presente. Para os jovens foram oferecido na quadra de esporte do município o momento de recreação, com a apresentação do Grupo de capoeira Terra do Sol. Os participantes foram agraciados com 55 medalhas e 40 brindes.
“Procuramos sempre investir muito no social, tendo em vista que em nosso município temos uma população muito carente. O nosso principal objetivo nessa Ação Cidadania foi levar a excelência do atendimento àquelas localidades tanto da cidade como da Zona Rural, e dentro desse Projeto Cidadão, vamos realizar um a cada mês, em comunidades diferentes. Nós temos a filosofia de que estamos de braços abertos para receber o cidadão, mas não dentro de um prédio público, pois vamos até ele, concentrando todo atendimento ao cidadão em um único lugar. Então isso facilita a relação entre o poder público e a população porque nós disponibilizamos as ferramentas necessárias, documentação, para que o cidadão possa usufruir as políticas públicas”, afirmou o prefeito Ivanaldo Fernandes.
Durante a Ação foram atendidos 1.925 cidadãos entre os serviços oferecidos pela Caravana de Ação do governo do Estado e os serviços oferecidos pela prefeitura.
A prefeitura de Bento Fernandes atendeu 1.223 munícipes enquanto e a Codaci realizou 702 atendimentos.
Para a secretaria de Ação social do município, Eula Marque “A ação foi de suma importância para o município de Bento Fernandes, haja vista o número de populares atendidos durante o evento, principalmente para os moradores da Zona Rural, mas para estes, o prefeito no gesto digno, enviou transportes para que pudessem se locomover até o local da ação. São essas ações que nos possibilitam suprir as necessidades do nosso povo, portanto vejo como grande gesto oferecer esses serviços à população em um só lugar”.
Para a dona de casa Maria Aldanir da Silva Rocha, que foi até a ação fazer sua identidade: “Vejo com bons olhos a iniciativa da prefefeitura, que com essa ação traz o governo para junto da população, é muito bom para nós”, disse.
*Imagens por Francisco Gomes:
2012-04-22 11.08.07
2012-04-22 11.06.06